A virtude realmente digna desse nome não gosta de exibir-se. Temos de adivinhá-la, mas ela se esconde na sombra, foge à admiração das multidões. A empatia é um ato de compreensão tão seguro quanto a apreensão do sentido das palavras contidas numa página impressa. A consciência é o fundamento de todo ser e nossa autoconsciência é Essa consciência.1 Eu gostaria de tornar-se um ser humano mais amoroso, sincero, justo e solidário. Quando penso na espiritualidade, penso em Deus…isso significa ter de abdicar de metas materiais.2 A palavra consciência deriva de duas palavras: do verbo latino scire, que significa saber, e da preposição cum, que significa com. Etimologicamente, portanto, consciência significa “saber com”.3 Escolho, logo, existo.
Gratidão, os antigos nos lembram que é assim que escolhemos o caminho neste mundo. É preciso primeiro ter a sensação daquilo que desejamos que aconteça. É assim que plantarmos a semente de um novo caminho.4 A ciência demonstrou, por exemplo, que sentimentos específicos produzem reações químicas previsíveis no organismo, correspondentes a esses sentimentos. Quando mudamos os sentimentos, a química também muda. Existe de fato aquilo que chamamos de “química do ódio, química da raiva, química do amor” e assim por diante.5 A maior virtude de um homem é o dom do perdão é saber amar, o mais são complementos da vida. Perdoar é meramente lembrar apenas os pensamentos amorosos que destes no passado e aqueles que te foram dados. Necessitamos do automatismo moral para passarmos da consciência terrestre para a consciência cósmica. Será que em uma encarnação é possível adquirirmos esse automatismo moral a ponto de fazermos todas as escolhas de forma acertada dentro desse automatismo? A jornada que empreendemos juntos é a troca da escuridão pela luz, da ignorância pela compreensão.
1 GOSWAMI, Amit – O universo autoconsciente como a consciência cria o mundo material – Amit Goswami & Richard E. Reed e Maggie Goswami; tradução de Ruy Jungmann – 5ª ed. – Rio de Janeiro: Record, Rosa os Tempos,
2002, p. 311.
2 GOSWAMI, Amit – Uma breve introdução ao ativismo quântico – Amit Goswami & Richard E. Reed e Maggie Goswami; tradução de Marcelo Borges – São Paulo: Açeph, 2010, p. 13.
3 Idem.
4 BRADEN, Gregg – Efeito Isaías – tradução de Afonso Teixeira Filho, 5ª reimpressão 2015, Ed. Pensamento Cultrix Ltda, p. 149.
5 BRADEN, Gregg – Efeito Isaías – tradução de Afonso Teixeira Filho, 5ª reimpressão 2015, Ed. Pensamento Cultrix Ltda, p. 158.
[simple-author-box]
Deixe um comentário