Colunista

A VIRTUDE

A virtude realmente digna desse nome não gosta de exibir-se. Temos de adivinhá-la, mas ela se esconde na sombra, foge à admiração das multidões. A empatia é um ato de compreensão tão seguro quanto a apreensão do sentido das palavras contidas numa página impressa. A consciência é o fundamento de todo ser e nossa autoconsciência é Essa consciência.1 Eu gostaria de tornar-se um ser humano mais amoroso, sincero, justo e solidário. Quando penso na espiritualidade, penso em Deus…isso significa ter de abdicar de metas materiais.2 A palavra consciência deriva de duas palavras: do verbo latino scire, que significa saber, e da preposição cum, que significa com. Etimologicamente, portanto, consciência significa “saber com”.3 Escolho, logo, existo.

Gratidão, os antigos nos lembram que é assim que escolhemos o caminho neste mundo. É preciso primeiro ter a sensação daquilo que desejamos que aconteça. É assim que plantarmos a semente de um novo caminho.4 A ciência demonstrou, por exemplo, que sentimentos específicos produzem reações químicas previsíveis no organismo, correspondentes a esses sentimentos. Quando mudamos os sentimentos, a química também muda. Existe de fato aquilo que chamamos de “química do ódio, química da raiva, química do amor” e assim por diante.5 A maior virtude de um homem é o dom do perdão é saber amar, o mais são complementos da vida. Perdoar é meramente lembrar apenas os pensamentos amorosos que destes no passado e aqueles que te foram dados. Necessitamos do automatismo moral para passarmos da consciência terrestre para a consciência cósmica. Será que em uma encarnação é possível adquirirmos esse automatismo moral a ponto de fazermos todas as escolhas de forma acertada dentro desse automatismo? A jornada que empreendemos juntos é a troca da escuridão pela luz, da ignorância pela compreensão.


1 GOSWAMI, Amit – O universo autoconsciente como a consciência cria o mundo material – Amit Goswami & Richard E. Reed e Maggie Goswami; tradução de Ruy Jungmann – 5ª ed. – Rio de Janeiro: Record, Rosa os Tempos,
2002, p. 311.
2 GOSWAMI, Amit – Uma breve introdução ao ativismo quântico – Amit Goswami & Richard E. Reed e Maggie Goswami; tradução de Marcelo Borges – São Paulo: Açeph, 2010, p. 13.
3 Idem.
4 BRADEN, Gregg – Efeito Isaías – tradução de Afonso Teixeira Filho, 5ª reimpressão 2015, Ed. Pensamento Cultrix Ltda, p. 149.
5 BRADEN, Gregg – Efeito Isaías – tradução de Afonso Teixeira Filho, 5ª reimpressão 2015, Ed. Pensamento Cultrix Ltda, p. 158.

[simple-author-box]

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH Transfácil...

EXAGEROS DE NATAL

Durante as festividades de fim de ano, como confraternizações e ceias de...

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Somos agora o que de melhor podemos ser. O estado de natureza...