Ter inteligência emocional é ser capaz de gerenciar de forma saudável seus sentimentos, sendo capaz de expressá-los de forma adequada.
A pessoa inteligente emocionalmente não deixa de sentir as emoções consideradas negativas, como raiva, tristeza ou dor, afinal são emoções inatas a todo ser humano. Porém ela consegue lidar com as situações sem se vitimizar, se responsabilizando pela parte que lhe cabe.
Tem aptidão em identificar e compreender as suas próprias emoções e a dos outros, lidando com as emoções negativas de terceiros sem internalizar ou se prejudicar pelo que houve.
O inteligente emocional olha de forma realista para as situações vivenciadas, se permite sentir o sofrimento, mas não se obriga a permanecer no mesmo lugar. Consegue agir com resiliência, buscando o aprendizado, mas principalmente a solução para o problema, o que vai tornando a pessoa cada vez mais forte emocionalmente.
A felicidade da pessoa emocionalmente equilibrada não está nas mãos de outras pessoas. Ela vai ter decepções, vai se magoar, mas não vai desistir de viver novas histórias, consegue reconhecer o que foi negativo, mas decide se reerguer e se reinventar.
Como ser mais forte emocionalmente? Em primeiro lugar pratique o autoconhecimento, que é reconhecer suas fragilidades, suas limitações, o que gosta e o que não gosta, o que pode suportar e o que não aceita em hipótese nenhuma.
Em segundo lugar, aprenda a identificar suas emoções e gerenciá-las de forma apropriada e eficaz. É preciso lidar com a sua impulsividade, pois ela não contribui em nada para saúde mental, além disso vai aprender a lidar com a impulsividade dos outros sem se desestruturar no processo.
Seguir esses dois passos pode não ser simples, pode inclusive ser doloroso. Mas desenvolver a inteligência emocional é uma atividade diária para se fortalecer; a pessoa inteligente emocionalmente “enverga, mas não quebra”.
Vai contribuir para que consiga nomear suas emoções, ser resiliente, forte, feliz e com potencial de crescimento na vida como um todo.
[simple-author-box]
Deixe um comentário