A Estrada de Ferro Bahia-Minas era uma linha ferroviária que ligava o nordeste de Minas Gerais ao Sul da Bahia, criada em 1881. No entanto, foi desativada há 57 anos por não garantir o lucro esperado no transporte de madeira e café. A história da estrada ficou eternizada na música “Ponte de Areia” de Milton Nascimento, lançada em 1975.
A empresa Multimodal Caravelas – MTC, recebeu autorização para construir e operar a estrada de ferro que fará ligação entre Caravelas, no sul baiano, e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais, pelo prazo de 98 anos. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em fevereiro/2023. A deliberação foi realizada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e a empresa MTC tem um prazo para assinar o contrato de adesão.
O investimento estimado para que a obra seja realizada é de R$ 12 bilhões e ainda não há data de início. A linha ferroviária tem cerca de 500 quilômetros de extensão. A previsão é que as fases de projeto e licenciamento ambiental levem cerca de dois anos.
Segundo o consultor da Multimodal Caravelas S.A, Fernando Cabral, além de transportar mercadorias/produtos, há a possibilidade que o trem tenha vagões destinados transportar passageiros sobre trilhos, o que deve favorecer o turismo nas regiões. Observou ainda, que no Norte de Minas, especialmente em Salinas, já havia perspectivas comerciais para o transporte de minérios.
As ferrovias são importantes meios de reduzir o preço dos produtos que precisam ser transportados por caminhão. Além disso, há um desafogo no sistema rodoviário.
Representantes da MTC apresentaram e discutiram a construção da ferrovia Bahia-Minas em Salinas. A proposta é que a ferrovia seja ampliada para incluir a cidade de Salinas no projeto. O assunto foi discutido em junho do ano passado em audiência pública da Comissão Extraordinária Pro-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), em Nanuque, no Norte de Minas Gerais.
Fernando Cabral explicou ainda que a Multimodal Caravelas pretende prestar serviços logísticos em Caravelas, incluindo a ferrovia Bahia-Minas, além do porto e do aeroporto. Inclui também a implementação de Zonas de Processamento de Exportação.
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