Pesquisadores da UFV participam de livro estrangeiro sobre café

PUBLICIDADE

Pesquisadores do Departamento de Química (DEQ) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participaram da publicação do livro “Coffee and Human Health: Chemistry and Mechanisms of Action”, editado pela Royal Society of Chemistry na série “Food Chemistry, Function and Analysis”. A obra reúne análises atuais sobre os efeitos do café na saúde humana, combinando química, bioatividade e implicações clínicas de uma das bebidas mais consumidas no mundo.

O professor Fábio Junior Moreira Novaes (DEQ) foi convidado a organizar, junto à sua orientanda de doutorado, Diana Cardoso da Silva, o capítulo 5, intitulado “Cafestol and Kahweol. O texto aborda dois importantes compostos bioativos do café, os diterpenos pentacíclicos cafestol e kahweol (C&K), presentes em todas as partes do cafeeiro e em maior concentração nos grãos.

O capítulo traz uma análise ampla que inclui a descoberta dessas moléculas, sua caracterização química, métodos de análise, teores no cafeeiro, biossíntese, além de transformações entre espécies e processos que ocorrem durante a torra. O estudo também apresenta informações sobre a presença desses compostos em diferentes métodos de preparo do café, seus metabólitos e os possíveis impactos no organismo humano, a partir de pesquisas in vitro e in vivo.

Segundo o professor Fábio Novaes, a contribuição reforça o protagonismo da UFV em estudos relacionados ao café e à sua interface com a saúde.


source

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima