O Athletico foi rebaixado à Série B do Brasileirão pela quarta vez na história. A queda foi confirmada neste domingo (8), após a derrota por 1 a 0 com o Atlético-MG, em Belo Horizonte. O gol dos mineiros foi feito no rebote da cobrança de pênalti, por Rubens.
+Ídolos históricos vão da glória ao calvário do rebaixamento pelo Athletico
O goleiro Mycael espalmou a batida de Hulk, mas Rubens aproveitou o rebote para marcar o único gol do confronto. Para o Furacão, bastava vencer na rodada final do campeonato para se garantir na Série A, Mas o que ficou claro foi a incompetência do clube durante toda a temporada – a queda foi o reflexo de diversas decisões erradas. Assim, não teria pacto que salvasse.
+Coritiba não perdoa e provoca o Athletico após queda do rival à Série B
O Furacão entrou em campo – com portões fechados na Arena MRV – com 16,8% de risco de descenso, contra 67,9% do Bragantino. O Fluminense tinha 11,5% e o Galo aparecia com apenas 3,8%. No entanto, a combinação de resultados foi totalmente contrária ao Athletico.
Bragantino e Flu venceram Criciúma e Palmeiras, respectivamente. Diante desse cenário, era obrigação do Athletico vencer para se manter na Primeira Divisão.
+ Confira a classificação completa do Brasileirão
- Com o resultado, o Athletico encerra o Brasileirão com 43 pontos e caiu para a 17ª posição da tabela, na última vaga do rebaixamento para a Série B. Já o Atlético-MG chegou aos 42 pontos e fica na 15ª posição, sem vaga até para a Sul-Americana.
Dentro de campo, o jogo foi mais uma partida ruim do Furacão. O time não deu um chute na direção do gol durante todo o primeiro tempo, que teve apenas uma chance clara de gol. O meio campista Rubens ficou livre de marcação e bateu em cima do goleiro Mycael.
Os dois times foram para o intervalo sabendo dos outros resultados, o que aumentava a pressão. A mensagem era clara: quem perdesse estava na Série B do Brasileirão.
+Athletico cai após 13 anos; relembre todas as quedas do time à Série B
Na etapa final, o jogo ficou aberto. Mycael salvou o Athletico em um chutaço de Hulk de fora da área e viu Pablo carimbar o travessão em cabeçada após cobrança de escanteio.
No entanto, o placar foi definido após cobrança de pênalti. Erick derrubou Rubens na área e o árbitro Rafael Klein assinalou a penalidade. Mycael defendeu a batida de Hulk, mas o próprio Rubens apareceu no rebote e decretou o rebaixamento do Athletico.
+Do presidente ao zagueiro: 12 personagens da queda do Athletico à Série B
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro 2024
38ª rodada – 08/12/2024
Atlético-MG 1 x 0 Athletico
Atlético-MG: Éverson; Saravia, Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Gustavo Scarpa, Fausto Vera (Lyanco), Alan Franco e Rubens (Igor Gomes); Hulk e Deyverson (Alisson). Técnico: Lucas Gonçalves.
Athletico: Mycael; Leo Godoy (Nikão), Lucas Belezi, Thiago Heleno e Esquivel (Fernando); Fernandinho, Erick (Christian) e Felipinho (Emersonn); Canobbio, Cuello e Pablo.
Técnico: Lucho González.
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte.
Gols: Rubens, aos 16′ 1T (CAP); aos 47′ do 2ºT (CAM).
Cartões amarelos: Palácios (CAM); Canobbio, Fernandinho, Thiago Heleno (CAP).
Público: Portões fechados.
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA-RS).
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA-RS) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA).
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC).
Deixe um comentário