Home Geral POLÍCIA FEDERAL EM AÇÃO CONTRA FRAUDES ELETRÔNICAS
GeralPolícia

POLÍCIA FEDERAL EM AÇÃO CONTRA FRAUDES ELETRÔNICAS

Quarta-feira (27/11) a operação Não Seja um Laranja 4 para desarticular esquemas criminosos voltados à prática de fraudes bancárias eletrônicas.
A ação contou com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da associação Zetta* e Associação Brasileira de Internet (Abranet)** e seus bancos e instituições filiadas.
A operação faz parte da Força-Tarefa Tentáculos, que tem como um dos principais pilares a cooperação com a instituições bancárias e financeiras no combate às fraudes bancárias eletrônicas.
A Polícia Federal cumpre 30 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina , Rio Grande do Sul e São Paulo.
Nos últimos anos, as investigações da PF detectaram um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.
Este “lucro fácil”, com a mercantilização de abertura de contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência de fraudes bancárias eletrônicas que vitimam inúmeros cidadãos.
Tais pessoas são conhecidas popularmente como “laranjas”.
Os delitos a serem apurados na Operação ‘Não Seja um Laranja 4’ são associação criminosa, furto qualificado mediante fraude, uso de documento falso, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas penas podem somar mais de 20 anos de prisão.
Essa é mais uma operação de caráter nacional que visa coibir esse tipo de conduta criminosa, a exemplo das ações já realizadas nos anos de 2022 e 2023 com alcance nacional.

A Polícia Federal alerta:
Emprestar contas bancárias para receber créditos fraudulentos é crime, além de provocar um dano considerável aos cidadãos, quer pelo potencial ofensivo deste tipo de conduta delitiva, que tem sido um dos principais vetores de financiamento de organizações criminosas, como também pelos prejuízos financeiros a milhares de brasileiros.

Fonte: Polícia Federal
Por Mauro Quintão
https://www.instagram.com/p/DC4U76Gx_yy/?igsh=MWU0NjBmcHQ0a2liNA==

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT

No começo do mês, pesquisa da Quaest com 105 agentes do mercado...

Senado aprova limitação do salário mínimo e do BPC e encaminha para sanção de Lula

Das medidas que faltavam ser analisadas, os senadores aprovaram a limitação do...

O caos se instalou, Lula finge não ter culpa e o Congresso se omite

O Banco Central oferece bilhões de dólares mas o câmbio segue nas...

Lula diz que reforma tributária foi “conquista coletiva” e atrairá investimentos

A proposta já havia sido aprovada pelo Senado e precisou voltar à...