O sexto voo da operação de repatriação de brasileiros e familiares do Líbano pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 7h15 da manhã deste sábado (19/10) . Ao todo, 212 passageiros desembarcaram, incluindo 14 crianças de colo e um gato.
Ao todo, com os seis voos entre Líbano e Brasil, 1.317 pessoas e 15 animais de estimação foram resgatados desde 2 de outubro. De acordo com o governo federal, a lista de espera prioriza mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano.
O governo ainda fez um balanço do perfil dos resgatados. “Levando em conta os cinco voos anteriores, chegaram ao Brasil 242 crianças (2 a 12 anos), 40 bebês (até dois anos), 138 idosos, 12 gestantes, 101 pessoas com problemas de saúde e 12 pessoas com deficiência”, afirmaram em nota.
O Planalto também informou que conta com o apoio da Embaixada, via Consulado-Geral e Adidância de Defesa na capital de Portugal, Lisboa.
Também foi informado que o Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, está em contato com os brasileiros e familiares, prestando assistência consular e verificação de necessidade de promover novo voo de repatriação. Tudo dependerá das condições de segurança do terreno.
O governo brasileiro orienta que, todos que ainda estiverem no Líbano, sigam as orientações de segurança locais. E quem tiver recurso, que procure deixar o país por meios próprios. De acordo com a nota, o aeroporto em Beirute ainda tem voos da companhia libanesa Middle East Airlines e os números de plantão consular do Itamaraty seguem à disposição.
Cooperação internacional
Os voos de repatriação não deixaram o Brasil vazios. O KC-30 também foi usado para enviar insumos estratégicos em saúde para o Líbano. Ao todo, já foram entregues mais de 47 toneladas de donativos, como insumos hospitalares, cestas de alimentos e outros.
Saiba Mais
- Brasil Quina, Lotofácil e mais: veja os resultados das loterias desta sexta
- Brasil Anvisa suspende venda, uso e propaganda do “chip da beleza”
- Brasil Cão Joca: Justiça de SP arquiva inquérito que investigava morte do animal
- Brasil Tempestades: RJ e partes de SP, MG, ES e MS estão em alerta, diz Inmet
- Brasil Vale estima em R$ 170 bilhões acordo por desastre ambiental de Mariana
- Brasil Novo apagão atinge 111 mil imóveis em São Paulo após chuvas fracas
Deixe um comentário