Erros geográficos, Cristianismo e palavras de origem indígena. Os nomes que denominam cada estado do Brasil contam uma história. Saiba qual o significado e origem deles.
- Leia também: Nova variante da covid-19 é detectada no Brasil
Acre
De acordo com o governo do Acre, o nome do estado vem de “Aquiri”, palavra para “rio dos jacarés” na língua nativa dos indígenas Apurinãs — que viviam na região banhada pelo rio que dá nome ao estado. Ao transcrever a palavra da língua indígena, exploradores chegaram ao nome Acre.
Alagoas
O estado ganhou esse nome por conta da hidrografia, contando com cerca de 30 lagoas em todo estado. O rio Paraíba do Meio e a lagoa Mundaú são pontos turísticos de Alagoas.
Amapá
Com o tronco volumoso de casca espessa — por onde escorre um leite branco, conhecido como “leite Amapá” —, o amapazeiro é a árvore amazônica que dá origem ao nome do estado. O leite normalmente é utilizado para combater doenças como a tuberculoso e problemas gastrintestinais.
Amazonas
Existem duas versões para o nome do estado. A primeira é de que a palavra vem de “amassuno”, de origem indígena, que significa “ruído das águas”, tendo sido batizado pelo capitão espanhol Francisco Orelhana. A outra versão é de que o nome tem como origem uma antiga nação de mulheres guerreiras da mitologia grega.
Bahia
Américo Vespúcio chegou às terras baianas no dia 1º de novembro, a fim de fazer expedições para o reconhecimento do território em 1501. A data da chegada foi no dia em que, no calendário cristão, é conhecido como “Dia de Todos os Santos”. Por fim, Vespúcio nomeou o local de “Baía de Todos os Santos”.
Ceará
Com origem tupi, o nome se deriva de “siará”, que significa “onde canta a Jandaia”, um pássaro nativo do Brasil
Espírito Santo
Vasco Coutinho desembarcou na região no dia 23 de maio de 1535, na Prainha de Vila Velha. O dia era oitava de Pentecostes — semana de celebração que acontecia entre o Pentecostes e a Santíssima Trindade —, o que motivou Coutinho batizar o local com o nome Espírito Santo.
Goiás
“Indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça” é o significado do termo tupi “gwaya”, que originou o nome do estado.
Maranhão
Existem duas histórias para explicar a origem do nome do estado. Maranhão pode ter vindo de “Marañon”, nome de um cajueiro, ou de uma expressão tupi-guarani que significa “o mar que corre”.
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Mato Grosso foi batizado por bandeirantes que ficaram intrigados com as 7 léguas de mato espesso na região. Desmembrado em 1979, Mato Grosso do Sul teve nome derivado do estado “original”.
Minas Gerais
O estado recebeu esse nome em resultado da quantidade de minérios, principalmente ouro, encontrados nas minas da região.
Pará
Tem como origem a palavra “pa’ra”, de origem tupi-guarani. Os indígenas utilizaram a palavra para nomear o braço direito do rio Amazonas, que se assemelhava com o mar ao se encontrar com o rio Tocantins.
Paraíba
O nome seria uma junção de duas palavras de origem indígena: “pa’ra” e “a’iba”. A junção dos dois termos pode ser traduzido para algo como “rio ruim de navegar”.
Paraná
Com origem tupi-guarani, o nome é uma junção de “pa’ra” (mar) e “anã” (semelhante), resultando em “semelhante ao mar”.
Pernambuco
Com a mesma raiz dos nomes Pará, Paraná e Paraíba, Pernambuco vem da junção da palavra “para’nã” (semelhante ao mar) com “pu’ka” (buraco no mar).
Piauí
Nome tem origem tupi-guarani, traduzido como “rio dos piaus”. O termo indígena é uma junção das palavras “piau” (peixes pintados”) e “i” (água).
Rio de Janeiro
Recebeu esse nome por um engano dos portugueses, que desembarcaram na baía do estado em 1º de janeiro de 1502. O navegador Gaspar Lemos supôs que a baía se tratava da foz de um rio.
Rio Grande do Norte
A origem do nome se dá pela extensão do Rio Potengi.
Rio Grande do Sul
A origem do nome vem de erros dos portugueses que acreditavam que a Lagoa dos Patos era a foz do Rio Grande.
Rondônia
Nome é uma homenagem ao Marechal Cândido Rondon, com antepassados indígenas. Rondon foi engenheiro militar e sertanista, conhecido pelas explorações na Bacia Amazônica
Roraima
Dos indígenas Ianomâni, a palavra é uma junção dos termos “roro” ou “rora” (verde) e “ímã” (serra ou monte). O estado tem como característica serras verdes, como o Monte Roraima.
São Paulo
O nome do estado é uma homenagem ao apóstolo Paulo. O Real Colégio de São Paulo de Piratininga foi fundado em 25 de janeiro de 1554, data marcada pela conversão do apóstolo ao Cristianismo
Sergipe
Com origem tupi, o nome significa “rio dos siris”.
Santa Catarina
A origem ainda é discutida. O estado pode ter recebido esse nome por conta de Catarina Medrano, esposa de Sebastião Caboto — italiano responsável pelos mapas referentes ao estado. A outra teoria é de que o nome seja uma homenagem a Santa Catarina de Aleandria, festejada pela igreja católica no dia 25 de novembro.
Tocantins
O nome tem origem Tupi. Na língua indígena, a palavra é uma combinação de “tucã”, que seria tucano — ave que se destaca na fauna brasileira —, e “tins”, que significa nariz. Ao traduzir de forma literal, o nome Tocantins significa “nariz de tucano”. O estado teria recebido esse nome pelo formato feito pelos rios Araguaia e Tocantins.
*Estagiário sob a supervisão de Ronayre Nunes
Saiba Mais
- Brasil Enel: quem tem o poder de romper contrato de concessão de energia em São Paulo?
- Brasil Réptil ancestral dos dinossauros é descoberto no Brasil
- Brasil Saiba quais são os estados com mais médicos no Brasil
- Brasil Pela primeira vez, elefante-marinho nasce em praia brasileira
- Brasil Unopar nega emissão de diploma de técnica que assinou laudo de doador com HIV
- Brasil Caminhão-tanque explode em rodovia mineira e mata motorista
- Brasil Azeites brasileiros entram para guia de melhores do mundo
- Brasil Criança de 9 anos invade hospital veterinário e mata 23 animais
- Brasil Operação da PF mira tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro
Deixe um comentário