Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional por 26 anos, desde o dia da estreia do telejornal, em setembro de 1969. Durante esse período, ele narrou notícias marcantes e de grande impacto nacional. Um dos principais exemplos foi a morte do poema Carlos Drummond de Andrade, em 17 de agosto de 1987. Na ocasião, Cid declamou o poema José, em vez do tradicional “boa noite”.
- Leia também: Morre Cid Moreira, aos 97 anos
“Gosto mais das notícias de grande impacto, de emoção, porque eu tenho sensibilidade para passar isso, e consegui passar durante todos esses anos. Quando o Drummond morreu, fizemos um ‘boa noite’ diferente. No final do jornal, sussurrei: ‘E agora, José?’ Ninguém esperava isso. Fizeram uma fila para me cumprimentar, e até hoje me sinto honrado”, disse Cid, ao programa Memória Globo.
Cid também noticiou a morte do cantor John Lennon, em 8 de dezembro de 1980, a promulgação da Constituição de 1988 e o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1991. Assista as reportagens neste link. Além do Jornal Nacional, o apresentador também foi locutor de reportagens especiais do Fantástico.
Segundo o Memória Globo, aos longos dos 26 anos na bancada do Jornal Nacional, Cid deu cerca de oito mil “boas noites” para os telespectadores brasileiros.
- Leia também: Causa da morte de Cid Moreira é revelada; veja
Cid nasceu em Taubaté, São Paulo, em 27 de setembro de 1927. Cid atuou na narração de comerciais até 1949, quando se mudou para São Paulo e passou a trabalhar na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.
Em 1951, mudou para o Rio de Janeiro e foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga, e permaneceu por lá até 1956. Nesse período, ele teve as primeiras experiências em televisão, na TV Rio.
A estreia de Cid como locutor de noticiários foi na própria TV Rio, em 1963, na equipe do Jornal de Vanguarda.
Na década década de 1990, ele se dedicou à gravação de salmos bíblicos. Em 2011, Cid gravou a Bíblia na íntegra. Os CDs bíblicos com a locução dele se tornaram um grande sucesso, com milhões de cópias vendidas.
Cid Moreira morreu nesta quinta-feira (3/10), aos 97 anos, em decorrência de insuficiência renal crônica agudizada, distúrbio eletrolítico e falência múltipla de órgãos.
Saiba Mais
- Brasil Eleições 2024: como direita e esquerda levaram aborto para a política municipal
- Brasil Morre Cid Moreira, aos 97 anos
- Brasil Veja qual foi a última publicação de Cid Moreira, que morreu aos 97 anos
- Brasil William Bonner lamenta morte e relembra histórias de Cid Moreira
- Brasil Veja o que disse Cid Moreira na última entrevista para a TV
- Brasil “José, e agora?”: relembre momento marcante da carreira de Cid Moreira
Deixe um comentário