Home Capixaba Ministério da Saúde atualiza ações para prevenção de conjuntivite neonatal
CapixabaDestaqueInterlocução Brasil

Ministério da Saúde atualiza ações para prevenção de conjuntivite neonatal

Como iniciativa de saúde pública para melhorar os cuidados neonatais no Brasil, o Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (6/8), uma nota técnica atualizando as diretrizes para a prevenção da conjuntivite neonatal. Essa infecção ocular, que acomete a conjuntiva dos bebês entre 24 horas e um mês após o nascimento, pode causar complicações graves se não tratada adequadamente.

A conjuntiva é uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste a pálpebra e cobre a esclera, a camada fibrosa resistente e branca que cobre o olho até a extremidade da córnea. A condição é considerada uma das principais causas de cegueira infantil, especialmente em países de baixa e média renda. Frequentemente, é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que pode ser transmitida ao bebê durante o parto.

No documento, o ministério recomenda a substituição do nitrato de prata 1% por iodopovidona 2,5%, eritromicina 0,5% ou tetraciclina 1%. As substâncias são consideradas “mais eficazes e que causam menos irritação aos recém-nascidos”, segundo a pasta.

Ainda de acordo com o documento, o nitrato de prata 1% tem sido associado a desconforto, ardor e, em alguns casos, à conjuntivite química em bebês. Por outro lado, a iodopovidona 2,5% não apresenta problemas de conservação e possui um custo acessível, oferecendo uma “prevenção segura e eficiente”, de acordo com o Ministério da Saúde.

Estudos recentes comprovaram que a iodopovidona, a eritromicina e a tetraciclina são mais eficazes na proteção contra infecções oculares em recém-nascidos. Estas substâncias são menos irritantes e proporcionam um tratamento mais confortável para os bebês, reduzindo o risco de complicações graves, como perfuração da córnea e perda da visão.

Após o nascimento, seja por parto normal ou cesariana, o recém-nascido deve passar por uma série de cuidados imediatos. Se o bebê estiver clinicamente estável, ele é colocado no peito da mãe para contato pele com pele, o que ajuda a estabilizar a temperatura e a respiração, além de promover o vínculo emocional. A prevenção ocular é um desses cuidados imediatos.

A mudança nas diretrizes para a prevenção da conjuntivite neonatal apresenta um avanço nos cuidados de saúde infantil no Brasil. Com a substituição do nitrato de prata 1% por substâncias mais eficazes e menos irritantes, o Ministério da Saúde busca proporcionar um tratamento mais seguro e confortável para os recém-nascidos, prevenindo complicações graves e melhorando a qualidade de vida dos bebês e suas famílias. “A implementação das novas recomendações pelos hospitais é fundamental para minimizar riscos e melhorar o bem-estar dos recém-nascidos”, reforçou a pasta.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH Transfácil...

Vídeo: Noiva chega de trator no próprio casamento em Santa Catarina

Uma noiva surpreendeu os convidados ao chegar no próprio casamento de trator....

Dj e ex-ator mirim da Globo é morto a tiros em Trancoso, aos 45 anos

João Rebello Fernandes, Dj e ex-ator mirim da TV Globo e sobrinho...

Jovem desaparece ao ser arrastada por enxurrada em Campinas

Uma jovem de 18 anos está desaparecida após ser arrastada por enxurrada...