O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi considerada como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) nesta sexta-feira (26/7), durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que ocorre até 31 de julho em Nova Délhi, na Índia.
Criado há mais de 40 anos, o parque fica localizado a aproximadamente 250 quilômetros de São Luís, capitão do Maranhão. É o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares. Atualmente, a gestão do local é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Para obter o título, foram levados em consideração os requisitos de beleza natural, os geológicos significativos e os habitats para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas. O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado em 2018.
Nas redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, comemorou o título. “Uma grande vitória, que valoriza ainda mais esse paraíso de beleza inigualável. Conquista que vai fortalecer o turismo e gerar mais emprego e renda, exigindo de todos nós um comprometimento ainda maior com a preservação ambiental! É do Maranhão, é do Brasil, é do Mundo!”, compartilhou.
Brasil coleciona títulos
Com o título conferido aos Lençóis Maranhenses, o Brasil conta com oito sítios declarados Patrimônio Natural Mundial: o Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu; as reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná; a Costa do Descobrimento, na Bahia e Espírito Santo; as áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal; a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás; além do arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas.
46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco
A 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco ocorre entre os dias 21 e 31 de julho, em Nova Délhi, na Índia. No evento, 28 locais ao redor do mundo serão avaliados para possível inclusão na lista.
Além dos Lençóis Maranhenses, destacam-se na lista os Moidams, na Índia; o Deserto de Badain Jaran, na China; o Lago Kenozero, na Rússia; e os locais de ocupação do Pleistoceno, na África do Sul. O parque localizado no Maranhão é o único representante brasileiro na disputa.
Os especialistas reunidos em Nova Délhi também avaliarão o estado de conservação de 124 maravilhas naturais ou culturais já inscritas na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, incluindo 57 locais considerados em perigo.
Saiba Mais
- Brasil Morte de idoso no Jardim Europa: bandido invadiu após passar madrugada no telhado
- Brasil Médica suspeita de raptar recém-nascida em MG teve surto psicótico, diz defesa
- Brasil “Brasil tem desempenho insuficiente”, diz especialista em gênero do Banco Mundial
- Brasil Morre, aos 77 anos, a carnavalesca Rosa Magalhães
- Brasil Tainá Medeiros, influenciadora de maternidade, morre aos 34 anos
- Brasil Após briga de trânsito, acidente entre ônibus e carros deixa nove feridos
Deixe um comentário