A Polícia Federal anunciou uma iniciativa para auxiliar no combate aos incêndios no Pantanal, disponibilizando o acesso gratuito a imagens de satélite de alta resolução a municípios atingidos ou em risco. A medida visa fornecer informações precisas e atualizadas sobre as áreas afetadas e busca uma resposta mais eficaz dos órgãos públicos.
O Programa Brasil Mais, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é o responsável pela ação. A iniciativa oferece imagens diárias e alertas de queimadas e focos de incêndio na região para que, com esses dados, os municípios possam planejar e executar estratégias para combater os desastres ambientais.
Os municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, assim como órgãos estaduais, podem solicitar acesso às imagens. Interessados devem enviar um e-mail do gabinete da maior autoridade da instituição para o endereço eletrônico brasilmais@pf.gov.br. É necessário fornecer informações básicas, como nome, sigla e endereço da instituição, além dos dados da maior autoridade e dos pontos focais.
O Programa Brasil Mais conta com a participação de mais de 480 instituições e mais de 97 mil usuários de instituições públicas federais, estaduais e municipais. A rede, chamada RedeMAIS, tem como função compartilhar informações e ações coordenadas no combate aos incêndios.
A Polícia Federal integra o gabinete de crise contra os incêndios no Pantanal. As equipes estão atuando em flagrante e em investigações coordenadas com outros órgãos federais e estaduais para responsabilizar criminalmente os responsáveis por ações ilícitas relacionadas aos incêndios.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
- Brasil Pantanal: cidades que mais desmatam são as com mais incêndios, diz Marina
- Brasil Influencer suspeito de maus-tratos: menina com paralisia é levada para avó
- Brasil Falhou o áudio? WhatsApp apresenta instabilidade nesta quinta (27/6)
- Brasil Sinhazinha, Cunhã-Poronga e Amo do Boi: os personagens do boi de Parintins
- Brasil Governo federal define processo para avaliação de moradias afetadas no RS
- Brasil Justiça derruba censura ao livro “O Menino Marrom” em Minas Gerais
Deixe um comentário