Home Capixaba Aumento de CACs fez crescer violência contra mulher, diz diretora do Instituto Sou da Paz
CapixabaDestaqueInterlocução Brasil

Aumento de CACs fez crescer violência contra mulher, diz diretora do Instituto Sou da Paz

A facilitação do porte de arma pelo sistema de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC) fez com que qualquer tipo de pessoa pudesse ter acesso a armas. “E a arma de fogo aqui (no Brasil) tem um papel muito relevante na violência”. Quem diz é a diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo, que participou do Podcast do Correio, em entrevista aos jornalistas Evandro Éboli e Sibele Negromente, do Correio Braziliense.

“O que a gente começou a ver no país foi o aumento da violência contra a mulher. Nós fizemos uma pesquisa que mostrou que, nos últimos cinco anos, cresceu o número de mulheres mortas nas suas casas por arma de fogo”, aponta. Ainda no entendimento de Carolina, o desafio da segurança pública se estende por diversos fatores relevantes que rodeiam o uso de armas.

 

Segundo ela, não só a violência letal aumenta, como também a violência moral e sexual. Para a especialista, porém, o caminho para o enfrentamento da situação não é dar uma arma à mulher. “Ela tem que se empoderar de outra forma. A arma ali é um fator de risco, ela pode potencializar a violência em muitos casos e levar a uma violência letal”, complementa a diretora.

“A gente não quer dizer que a arma processual é um monstro, mas ela, nesse conjunto, agrava a violência”, explica a entrevistada.

Carolina reitera que é necessário ter discussões por regras e leis mais eficientes sobre o assunto. “Existem leis que estabelecem que a arma precisa ser aprendida do agressor em casos de violência doméstica. Esse tipo de lei precisa ser aplicada, para tirar a arma do contexto de violência doméstica”, acrescenta.

Na entrevista ao Correio, Carolina ainda elenca temas como a movimentação do assunto do porte de armas no Congresso, a situação da segurança pública no Brasil e em São Paulo, o desvio de armas e como a pauta pode ser em meio às próximas eleições.

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/02/6806486-4-passos-para-entrar-no-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH Transfácil...

Vídeo: Noiva chega de trator no próprio casamento em Santa Catarina

Uma noiva surpreendeu os convidados ao chegar no próprio casamento de trator....

Dj e ex-ator mirim da Globo é morto a tiros em Trancoso, aos 45 anos

João Rebello Fernandes, Dj e ex-ator mirim da TV Globo e sobrinho...

Jovem desaparece ao ser arrastada por enxurrada em Campinas

Uma jovem de 18 anos está desaparecida após ser arrastada por enxurrada...