Home Capixaba Modelo de avião que perdeu porta durante voo é suspenso no Brasil
CapixabaGeral

Modelo de avião que perdeu porta durante voo é suspenso no Brasil

O uso da aeronave Boeing 737 Max 9 está suspenso no Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Avião Civil (Anac). A medida, anunciada neste domingo (7/1), segue o veto realizado por autoridades norte-americanas após incidente envolvendo o modelo operado pela Alaska Airlines nos Estados Unidos, em que uma porta se abriu em meio ao voo. Exatos 141 passageiros estavam a bordo, e ninguém se feriu.

  • Avião faz pouso de emergência depois de porta se abrir durante voo
  • Boeing 737 Max: o histórico de problemas de avião envolvido em incidente com Alaska Airlines

A Anac havia informado inicialmente que o modelo não era utilizado no país, porém identificou o uso do avião no aeroporto de Guarullhos (SP), em voos internacionais realizados pela Copa Airlines. De acordo com a agência, é a única companhia que utiliza o modelo no Brasil.

Em nota, a Anac afirmou que a Copa, assim como outras companhias aéreas ao redor do mundo, suspendeu as atividades da aeronave para realizar revisão técnica. Ela só voltará a operar depois de liberação de retorno ao serviço.

“A Diretriz de Aeronavegabilidade da Federal Aviation Administration (FAA), autoridade de aviação dos Estados Unidos, emitida em relação à aeronave Boeing 737 MAX 9 determinou a suspensão imediata das operações com o modelo, o que se aplica automaticamente também às operações no Brasil”, afirmou a agência.

Nos últimos anos, a Boeing enfrenta críticas em meio a problemas de produção e de atrasos na entrega de aviões, além de acidentes que envolvem aeronaves da fabricante.

O Correio entrou em contato com a Boeing pra comentar sobre a suspensão. A empresa lamentou o episódio que ocorreu nos EUA e reforçou que apoia as inspeções nas aeronaves. Leia a nota na íntegra:

A segurança é nossa principal prioridade e lamentamos profundamente o impacto que este evento teve em nossos clientes e seus passageiros. Concordamos e apoiamos totalmente a decisão da FAA de exigir inspeções imediatas nos aviões 737-9 com a mesma configuração do avião afetado. Além disso, uma equipe técnica da Boeing está apoiando a investigação do NTSB sobre o evento de ontem à noite. Seguiremos em contato próximo com nossa autoridade regulatória e os nossos clientes.

Incidente

Apesar do susto, incidente não deixou feridos
Apesar do grande susto, incidente não deixou feridos(foto: Apesar do susto, incidente não deixou feridos)

O incidente da Alaska Airlines aconteceu na sexta-feira (5/1). O avião, que tinha como destino Ontario, na Califórnia, decolou às 17h06 (horário de Portland, Estados Unidos – 22h06 em Brasília) e teve que realizar um pouso de emergência às 17h26 (22h26 em Brasília). Minutos após a decolagem, uma porta que não estava em uso se abriu e se descolou da aeronave, deixando um buraco no avião. A cabine se despressurizou rapidamente e máscaras de oxigênio caíram sobre os passageiros. A tripulação conseguiu realizar o procedimento de pouso de emergência com sucesso.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os passageiros de máscara e o rombo que se formou no avião. “Acordei do cochilo pensando que era turbulência. Acontece que a parede do avião voou enquanto (o avião) estava no ar”, publicou Vi Nguyen em seu perfil no Tik Tok.

Saiba Mais

  • Mundo Kim Jong-un: 5 mistérios sobre líder norte-coreano, que estaria fazendo 40 anos
  • Mundo Por que gatos extinguiram mais espécies que qualquer outro predador
  • Mundo Ser mais legal é mais atraente do que ser bonito?
  • Mundo O que crianças sem memória nos ensinam sobre diferença entre lembrar e saber
  • Mundo A dura crítica de Jodie Foster à geração Z: trabalhar com eles pode ser ‘muito irritante’
  • Mundo Boeing 737 Max: o histórico de problemas de avião envolvido em incidente com Alaska Airlines

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Deputados batem recorde de reembolso para abastecer jatinhos particulares em 2024

Os deputados federais bateram recorde de reembolso neste ano para abastecer jatinhos...

Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT

No começo do mês, pesquisa da Quaest com 105 agentes do mercado...

Senado aprova limitação do salário mínimo e do BPC e encaminha para sanção de Lula

Das medidas que faltavam ser analisadas, os senadores aprovaram a limitação do...

O caos se instalou, Lula finge não ter culpa e o Congresso se omite

O Banco Central oferece bilhões de dólares mas o câmbio segue nas...