Durante as festividades de fim de ano, como confraternizações e ceias de Natal, é comum as pessoas realizarem refeições fora de rotina, o que pode favorecer episódios de exagero alimentar.
Aqui vão alguns exageros típicos:
- Peru gigante: Um peru tão grande que poderia alimentar uma pequena cidade! Às vezes, é mais do que suficiente para uma família, mas é tradição exagerar no tamanho.
- Variedade de sobremesas: Mesas cheias de tortas, bolos, pavês, rabanadas, panetones e uma infinidade de doces que podem deixar qualquer um com água na boca.
- Bacalhau para dias: Mesmo em famílias pequenas, é comum ter uma quantidade generosa de bacalhau preparado de várias maneiras.
- Tudo feito em dobro (ou triplo): A quantidade de comida é muitas vezes exagerada, como se estivessem se preparando para um mês de festa em vez de apenas um dia.
- Comidas luxuosas: Algumas famílias optam por pratos mais sofisticados, como lagostas, camarões grandes e carnes nobres, levando o luxo à mesa.
- Mesas tão cheias que mal se vê a toalha: Pratos, travessas e tigelas cobrindo toda a mesa, muitas vezes até deixando pouco espaço para os pratos dos convidados.
- Quantidade de petiscos: Antes mesmo da ceia, há uma enorme quantidade de petiscos e entradas que poderiam facilmente ser uma refeição completa.
Para evitar excessos, é recomendado começar as refeições com entradas que favoreçam a saciedade, como uma salada verde com sementes e boas fontes de proteínas como carnes, frango, frutos-do-mar, queijos. Também é importante não ir com fome para as confraternizações e realizar as refeições normalmente ao longo de todo o dia, evitando o hábito de deixar de se alimentar para comer mais no evento social.
Por fim, após esse período de eventos sociais, é fundamental voltar para a rotina alimentar. Nenhuma restrição, porém, deve ser estimulada. “Priorize o comer com atenção plena, respeitando os sinais de fome e saciedade, evitando os excessos e sem compensar com restrições alimentares ou exercícios extenuantes”.
A generosidade e a abundância são parte do espírito natalino quando se trata de comida!
[simple-author-box]
Deixe um comentário