Colunista

JUSTIÇA

Na definição da Doutrina Espírita, a justiça consiste em respeitar cada um os direitos dos demais. Não somente os direitos sagrados nas legislações humanas, mas todos os direitos naturais compreendidos no sentido amplo de justiça. (208, cap. 17). […] ninguém fica impune ou marginalizado diante de suas leis, mas, ela é, sobretudo, feita de amor e misericórdia, possibilitando ao faltoso renovadas chances de redenção.

A busca a compreensão da relação entre os seres humanos que são seres inteligentes reflete sobre a delinquência que é um problema social que afeta a sociedade como um todo. Os delinquentes são pessoas que cometem crimes, que são atos que violam as leis e as normas sociais. Os crimes podem causar danos físicos, morais e financeiros às vítimas, trata-se de problema complexo que tem causas diversas; algumas das causas da delinquência são: a pobreza, a desigualdade social, a falta de educação, o abuso de drogas e álcool, a violência familiar e as doenças mentais dentre outras. O Espiritismo também entende que a delinquência é uma oportunidade de aprendizado. Os delinquentes podem aprender a corrigir seus erros e a se tornar pessoas melhores. A misericórdia é a capacidade de perdoar e de compreender os erros dos outros.

O Espiritismo oferece uma visão positiva da delinquência, a mensagem de esperança para os delinquentes e suas famílias e desta forma apresenta algumas dicas para ajudar os delinquentes a se regenerarem como: oferecer educação e oportunidades de emprego, promover a igualdade social, combater a pobreza, prevenir o abuso de drogas e álcool, ensinar sobre os valores do amor, da paz e da justiça e oferecer apoio emocional e espiritual, ou seja, todos têm o potencial de se tornar melhores. Os delinquentes não são uma exceção.

Com educação, oportunidades e apoio, os delinquentes podem se regenerar. Reconhece-se que cada indivíduo está em um estágio diferente de evolução e que todos têm o potencial de se tornarem seres melhores por meio do aprendizado e da prática do amor ao próximo. É relevante ressaltar que essas experiências são compreendidas gerais nos princípios espíritas. No entanto, a visão sobre delinquência e misericórdia pode variar dentro da comunidade espírita, uma vez que as interpretações individuais podem divergir.

[simple-author-box]

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH Transfácil...

EXAGEROS DE NATAL

Durante as festividades de fim de ano, como confraternizações e ceias de...

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Somos agora o que de melhor podemos ser. O estado de natureza...