Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registram mais de 115 milhões de veículos cadastrados, taxados em impostos, recebendo multas e fica a pergunta: Qual a destinação desses recursos?
Quais os benefícios em favor dos motoristas?
Apesar dos entes federativos receberem em forma de repasses uma parte destes recursos para fazer melhorias de vias, estruturar hospitais de Pronto Atendimento especializados ao atendimento de vítimas de trânsito, percebemos que falta estratégia e boa vontade política para investir no sistema viário por todo o País.
Com certeza o leitor vai pensar: Mas se existem esforços para instalar radares por todo o País, os mesmo esforços não são dispensados em detrimento à ampliação e duplicação de rodovias e avenidas, por quais motivos?
Gestores dos recursos públicos podem refutar alegando equívoco na afirmação e perguntas em destaque.
A sensação dos motoristas resume-se em compras ou locações de radares, recapeamento de vias, pinturas de faixas, operações tapa buracos, troca de algumas placas de sinalizações. Ações pequenas em face de uma ampla necessidade de melhorias e modernização nas vias e rodovias pelo pais.
Não há construção de vias e rodovias de trânsito rápido com pistas exclusivas para ônibus e caminhões, ampliação de avenidas com faixas exclusivas para motociclistas, duplicação de rodovias com faixas e acostamento conforme a realidade de fluxo de veículos das rodovias.
Certo que a indústria automobilística todos os anos em suas feiras, encontros e seus departamentos de marketing vem apresentando muita modernidade e avanços tecnológicos em todos tipos de veículos, ao contrário rodovias que não acompanham nem um pouco a evolução tecnológica, com exceção dos equipamentos adquiridos para fiscalizar, multar e dificultar o uso das novas tecnologias existentes nos veículos atuais.
Velocidade de 60Km/h em um fusca no século passado, na época poderia ser insegurança total, onde nem se quer cinto de segurança, apesar de sempre existir, não era de uso obrigatório. Na atualidade carros super seguros, modernos, até com frenagem inteligente em casos de necessidade, computador de bordo, mapas e guias digitalizados, rastreador embarcado visando autonomia da máquina e monitoramento das manutenções corretivas e preventivas, com isso tudo ainda andam em velocidade de 70Km/h em rodovias que perfeitamente podem ser de 100Km/h à 120Km/h com muita segurança.
Enquanto isso, governos incentivam a venda de carroças para os brasileiros, o que parece que esforços em investimentos tecnológicos nos veículos não valem a pena aqui no Brasil, logo a indústria vai sucateando veículo, retirando itens importantes para vender carros a preços populares e nada competitivo ao bolso dos brasileiros.
[simples-author-box]
Deixe um comentário