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RADARES: NÃO TÊM SAÍDA.A SOPA DOS NÚMEROS VAI TE PEGAR

Não são poucas as críticas dos motoristas que transitam pelas rodovias, avenidas e ruas quanto às regras de utilização de radares nas vias por todo o País.

Vamos aqui fazer uma pequena análise que vai provocar o leitor do Interlocução Brasil e demais seguidores, principalmente, os motoristas, levando-os a tirarem suas próprias conclusões no assunto abordado pela coluna nesta semana.

Para você, motorista, qual é a chance de errar uma velocidade no percurso na via ao transitar entre 30Km/h ou 40Km/h?

Com certeza, você vai dizer que é imperceptível essa diferença, sobretudo quando atento à situação da via, mas perceba: o aparelho já te pegou em face da taxa de tolerância que foi, neste caso, extrapolado – que é de  aproximadamente 7 a 10%.

Vamos para outro exemplo: Qual a percepção em transitar entre 70Km/h e 80Km/h?

Provavelmente você, motorista, vai dizer que percebe pouca diferença entre a velocidade real da via e a velocidade estabelecida pelo radar, pois a taxa de tolerância é muito próxima entre elas.  Trafegar em uma via de 80Km/h, baixar para 70Km/h: eis uma diferença em que não encontrei nenhuma justificativa técnica, e sim, uma variação próxima entre elas para te multar. 

Entendemos que você quando transita em uma via de 120Km/h ou a 110Km/h e em um determinado trecho tem a necessidade de reduzir a velocidade para 80Km/h ou 60Km/h, neste caso já é bem claro que esta diferença fica evidente para o motorista a reação natural da redução da velocidade.  Realmente, temos ali uma percepção clara de segurança quando monitorada ou não pelo velocímetro.

Comparativamente, a velocidade para o trecho que utiliza o radar e a taxa de tolerância são valores absolutamente muito próximos.  Na prática, não faz sentido multar os motoristas abaixo da velocidade da via. Fato esse que reforça ainda mais a sensação de que, realmente,  os radares estão instalados com finalidade arrecadatória e não para educar.

A legislação de trânsito não deixa especificado quais as regras neste caso, só destaca quanto às regras de instalação entre um radar e outro.

Por trás da sopa dos números fica a pergunta:  Apesar do gestor público do sistema viário pelo Brasil aplicar a legislação vigente estão usando radares de forma a educar ou para arrecadar?

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