Compliance é um termo em inglês para o conjunto de regras e procedimentos que mantém uma organização alinhada com os padrões e leis vigentes. O material é direcionado para empresas, organizações do terceiro setor e até mesmo partidos que buscam ser claros em suas gestões.
Cumprir com as normas e regulamentos, que é o significado do termo onipresente “Compliance”, é uma das principais exigências na gestão moderna, juntamente com a prestação responsável de contas e tomada de decisões em conjunto, em contraposição à autocracia.
Em meio a uma legislação complexa e constantemente passível de atualizações, é papel do conselho de Compliance estar atento a essas mudanças e transportá-las à realidade das empresas. São estes os profissionais responsáveis pela criação de mecanismos que tragam consonância da organização com as conformidades legais e regulatórias, por meio de uma política interna clara e comunicada com todos aqueles que trabalham no local.
Ao implementar e manter essas melhorias, a consagração desse tempo vai além de meras questões legais. Um conselho com o conhecimento necessário nesse campo será responsável por supervisionar todos os controles internos, identificando os riscos mais prolongados para a sustentabilidade do negócio e capacitando as equipes para tomarem as medidas cabíveis, caso esses riscos se concretizem.
Quando todos esses elementos forem gerenciados com segurança, resultará em uma governança corporativa mais sólida, ética e transparente. Isso reduzirá as possibilidades de litígios legais, fortalecerá os valores da empresa e, por consequência, melhorará sua recepção como empregadora para atrair talentos e se destacar perante a concorrência.
Ao assumir a liderança desse setor, as pessoas terão um papel fundamental na avaliação dos riscos, na revisão das políticas internas e na adaptação da empresa perante as normais legais.
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